Thursday, May 17, 2007

Avaliação Contínua 2

Posicionamento da Marca



Através do estudo da marca e das suas características, realizado na primeira parte deste trabalho, decidimos manter o posicionamento actual da Eastpak, ou seja, posiciona-la para um mercado mais jovem, mais irreverente e dinâmico. No entanto são estas as essas características, aliadas a um estilo de vida “superior”, que nos fazem posiciona-la também num segmento Premium desse mesmo mercado, uma vez que o objectivo principal da Eastpak é ser a melhor e mais conceituada marca de mochilas, sacos, malas e acessórios. Pretende-se que a Eastpak se distinga pela qualidade e durabilidade dos seus produtos, ainda que possa ter um preço um pouco mais elevado relativamente à sua concorrência. Pretende-se ainda que a Eastpak seja a marca em quem os consumidores confiam.




Objectivos Gerais (Função da Publicidade)

Dada a notoriedade da que a marca Eastpak possui nos dias de hoje, a missão específica da campanha publicitária não é ganhar mais notoriedade nem dar a conhecer a marca em si. O objectivo principal passa, sim, pelo “fazer agir”, ou seja, fazer com que o público-alvo para quem estamos direccionados tenha um comportamento específico de compra: queremos que comprem os produtos da Estpak. Esse é o objectivo principal da nossa campanha publicitária.



Alvos da Publicidade

Os alvos publicitários para a nossa campanha publicitária são maioritariamente os jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 31, de classe média alta e das regiões litorais.



Período(s) da(s) campanha(s)

A campanha publicitária realizar-se-á durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro, usando o fim da estação de Verão para promover os novos produtos direccionados exclusivamente para o Inverno (materiais impermiáveis, etc.) e deixando o mês de Dezembro livre para uma campanha exclusivamente direccionada para o época natalícia.




Eixo de Comunicação

Pretende-se que o público-alvo retenha a ideia de que a Eastpak é a marca que apresenta as malas, mochilas, sacos e acessórios mais resistentes do mercado. Pretendemos também que, aliada a esta imagem de resistência e durabilidade, os produtos da Eastpak sejam reconhecidos pelo seu estilo de vida jovem e irreverente.



Mix de Comunicação Publicitária

O Mix de Comunicação aplicado à nossa campanha publicitária passa por:

  • Publicidade:

Outdoors espalhados nas principais paragens de BUS e em locais onde a frequencia assídua de jovens seja justificada, como por exemplo, escolas e discotecas. Através também de anúncios em revistas de jogos, música e cinema.

  • Marketing-Directo:

Sessões de experimentação onde equipas de promotores contratados pela Eastpak convidam jovens que circulem na zona onde se encontram a comprovar a durabilidade e resistência dos produtos da Eastpak, fazendo-lhes o que quiserem. Quem participar terá direito a uma oferta de um produto Eastpak.

  • Event-Marketing:

Competição de skate e bmx, organizado pela Eastpak, em que cada participante utiliza pelo menos uma peça de roupa da Eastpak, com o objectivo de mostrar a durabilidade dos nosso produtos, mesmo em situações em que o desgaste é frequente.


Estratégia Criativa

A nossa estratégia criativa para esta campanha publicitária parte, como referido anteriormente, da elaboração de outdoors e anúncios para revistas, bem como acções de Marketing-Directo e Event-Marketing. No que se refere aos outdoors e aos anúncios, pretendemos dar continuidade à campanha “vitalícia” da Eastpak, que foca sempre com especial atenção a durabilidade e a resistência dos produtos. Decidimos fotografar uma montra em que parte dela é um tanque de água e em que os produtos da nova colecção de Inverno estão submersos nesse mesmo tanque. Todos vão poder comprovar que as Eastpak não se estragam!

Falando de Marketing-Directo, optámos por fazer uma sessão de experimentação em diversos pontos do País e que procuram, mais uma vez, mostrar a todos que as Eastpak são as mochilas mais resistentes no mercado. Iremos ter pessoal formado junto a um banca com a respectiva indicação da marca que tentarão atraír os jovens que circulem por esse mesmo local para que possam pôr à prova a resistência da Eastpak. Vão poder mergulha-las em água, saltar em cima, conduzir uma bicicleta por cima delas, etc. No final, cada participante receberá uma mini-Eastpak como brinde.

Por último temos o Event-Marketing, que consiste numa competição de skate e bmx, organizado pela Eastpak, em que todos os participantes vão ter de usar uma peça da Eastpak à sua escolha. Como sabemos, estes desportos dão um desgaste tremendo à roupa que se utiliza e, para continuar a campanha publicitária, esta iniciativa pretende mostrar que até a roupa Eastpak é mais resistente que todas as outras. Irá haver prémios para o 1º, 2º e 3º classificado.



Calendarização, Programa e Plano de Acções para a Campanha Publicitária

























(clicar para ver em tamanho maior)



1 comment:

Ana Paula Cruz said...

Comento aqui todo o trabalho:
- estando "redondinha" como se diz na gíria publicitária, não está propriamente inovadora (não no sentido de mudarem a estratégia da marca mas no sentido de serem mais ousados). Marketing de guerrilha para uma marca destas era possível utilizar em actividades muito inovadoras; adicionalmente, a partir do event marketing era possível maximizar em termos de notoriedade através de "publicity" (conseguir maior notoriedade através da notícia sobre os eventos e da proximidade aos jornalistas de publicações/programas dirigidas ao target).
Faltou mencionar que tipo de Estratégia Publicitária (Desenvolvimento global, intensiva ou intensiva) e não foram muito claros na Estratégia criativa - de imagem de marca? de abordagem á ressonãncia?... benefícios emocionais e racionais...
redondinha, de continuidade. Não brilhante como uma marca destas mereceria. (qualquer marca antes de ser brilhante, teve que ter publicitários ousados por trás).